Em comemoração ao Dia do Químico no dia 18 de Junho de 2013, resolvi apresentar a proposta de uma nova organização das unidades da matéria que constituem a Tabela Periódica dos Elementos. O novo modelo segue um padrão de continuidade e inter-relacionamento inovador entre os elementos constituintes. O projeto, se for de interesse da comunidade, poderá um dia receber uma versão interativa na web, destinada a consulta online. A ideia para a construção desse modelo de Tabela Periódica surgiu de uma antiga proposta feita por Jeff Moran, e seu modelo também hexagonal para a organização periódica dos elementos constituintes da matéria.

Proposta de uma Nova Tabela Periódica do 001 ao 118.
Figura 1: Proposta geral de uma nova Tabela Periódica, do Elemento 001 ao 118.

Para começar, o novo modelo possui três (03) características principais: Composição Celular Hexagonal, Modelo Geral com Padrão Espiral e Integração Modular de Unidades e Blocos.

Composição Celular Hexagonal: a primeira característica marcante da proposta para a nova Tabela Periódica é sua forma celular hexagonal. Diferente do formato quadrático tradicional, cada célula hexagonal no modelo permite uma aumento de relações hipotéticas em até 6 unidades para cada elemento. Um exemplo é o elemento Nióbio (Nb) que apresenta uma correlação sêxtupla com os elementos Vanádio (V), Zircônio (Zr), Háfnio (Hf), Tântalo (Ta), Tungstênio (W) e Molibdênio (Mo). Outra co-relação poderia ser feita entre demais elementos, tendo como candidato central o Vanádio (V), associado aos elementos de borda como o Titânio (Ti), o Zircônio (Zr), o Nióbio (Nb), o Molibdênio (Mo) e o Cromo (Cr).

Também vale ressaltar que, a título de facilidade de visualização e identificação de todas as unidades constituintes da Tabela Periódica proposta, cada célula é isolada das demais sem a utilização de um modelo hexagonal fundido (i. é: uma malha hexagonal).

Modelo Geral com Padrão Espiral: O modelo como um todo também segue um padrão de crescimento em número atômico na forma de uma espiral no sentido horário (vide imagem abaixo) facilmente identificada quando adicionamos uma linha-guia a toda estrutura:

Proposta de Tabela Periódica, do Elemento 001 ao 118, com linha-guia em espiral.
Figura 2: Proposta de Tabela Periódica, do Elemento 001 ao 118, com linha-guia em espiral.

O modelo em espiral no sentido horário permite dar continuidade crescente para todos os elementos da Tabela Periódica, inclusive para os elementos hipotéticos que porventura surgirem, com o tempo e o avanço de nossa tecnologia, na criação e identificação de novas unidades da matéria. E este modelo pode ser expandido “indefinidamente”, até mesmo para a adição dos blocos hipotéticos G e H, onde se supõe existir uma “ilha de estabilidade” (mesmo sabendo que essa “estabilidade” possa vir a ter apenas a duração máxima de alguns segundos para cada elemento, ou menos, resultando na possível inaplicabilidade dos mesmos na vida real).

Do Elemento 001 (H) até o elemento 118 (Uuo) a tabela tem a forma que lembra a vogal “U”, mas com a expansão dos blocos posteriores (e hipotéticos) pode facilmente assumir a forma da vogal “O” (vide mais adiante nesse post).

Integração Modular de Unidades e Blocos: Neste modelo proposto a continuidade respeita a modularização, e os blocos S, P, D, F são facilmente identificados nessa estrutura em espiral. Inclusive o Hidrogênio (H) não mais está sozinho ou isolado, possuindo nova proposta de correlação com elementos da matéria como o Flúor (F), o Oxigênio (O) e o Hélio (He). Outro grupo integrado foi o bloco F, constantemente renegado ao isolamento no modelo de Tabela Periódica atual. Nesta nova proposta temos todo o bloco F fluindo de forma contínua ao término do bloco D (seguindo a espiral no sentido horário).

Uma terceira conexão interessante é com relação ao elemento Zinco (Zn) que agora está relacionado diretamente ao Alumínio (Al), Gálio (Ga), Cobre (Cu) e Cádmio (Cd), fazendo a ponte entre os blocos P e D.

Extrapolação dos Elementos

A título de exercício da imaginação, baseado na estrutura e distribuição dos elementos químicos, podemos prever quais seriam os elementos hipotéticos que estariam presentes acima do elemento 118 (Uuo), para cada bloco S, P, D e F existente, além dos hipotéticos blocos G e H. Veja os links abaixo:

Expansão Teórica da Tabela Periódica

Abaixo segue alguns links de interesse para imagens do que seria a possibilidade de extrapolação dessa proposta de tabela periódica para acomodar os hipotéticos blocos G e H. As imagens são grandes (de 2MB a 4MB) por isso não foram incluídas visualmente no post. Ao clicar em um dos links abaixo, uma nova aba será aberta em seu navegador apresentando exclusivamente a imagem para download. Você poderá efetuar o download direto através da opção de menu correspondente ao botão direito do seu mouse.

Vale destacar que o formato de vogal “O” crescente é somente uma das possibilidades “geométricas” apresentadas. A medida que se estuda teoricamente os elementos acima do 118, poderíamos rearranjar os mesmos em outros formatos espaciais mantendo sempre a comunicação, modularidade e continuidade do novo modelo de Tabela Periódica proposta. Até mesmo para acomodar o que poderia ser considerado como bloco I (iniciando acima do elemento 362).

Interatividade

A Tabela Periódica proposta poderá ganhar estrutura interativa para a web, se assim a comunidade desejar (e quiser participar de sua construção). Novas propostas de apresentação desse modelo também podem ser sugeridas, inclusive para o posicionamento dos elementos constituintes dos blocos G e H hipotéticos, que mantenham a modularidade e continuidade do modelo visual proposto.

Dedicação

Esse post é dedicado ao Professor Joab Trajano Silva, in memoriam.

  • Vilmar Dahmer

    Interatividade via Javascript: http://d3js.org

  • http://codecommunity.org Rodrigo

    Agradeço a sugestão :)

  • Mark Herron

    Very nice. Can you actually print this onto some sort of paper cone, for instance, so it can sit on a desktop and become tangibly self-evident too? I’ve always thought the current table was limited by its wall-presentation and line breaks…

    • http://codecommunity.org Rodrigo

      Hi Mark,

      Thank you by your comment. I’m glad you like this proposal for a new Periodic Table structure. With this PNG files available (001 to 118 and 001 to 168, with and without guidelines) in this post you can print any version of the proposed Periodic Table, in a Letter paper or A4 paper. For the other extended versions (001 to 218, 001 to 290 and 001 to 362, with and without guidelines) you will need an A3 paper format to make the hex cells visible.

      Below you can see the direct link for all versions:

      - From 001 to 118
      - From 001 to 118 (with spiral guideline)
      - From 001 to 162
      - From 001 to 168 (with spiral guideline)
      - From 001 to 218
      - From 001 to 218 (with spiral guideline)
      - From 001 to 290
      - From 001 to 290 (with spiral guideline)
      - From 001 to 362
      - From 001 to 362 (with spiral guideline)

      Best Regards.

      Rodrigo

      • Vilmar Dahmer

        Qual o software que tu estás usando para desenhar? É possivel exportar um SVG?

        • http://codecommunity.org Rodrigo

          OI Vilmar,

          Eu utilizei o InkScape. Se desejar posso disponibilizar uma cópia do SVG criado. Qual desses arquivos você tem interesse em adquirir no formato SVG?